O embarque e desembarque dos passageiros nos aviões é feito normalmente através das mangas, que são plataformas que fazem a ligação do terminal com o avião. São geralmente cobertas devido às condições metrológicas e permitem um acesso mais rápido, sofisticado e seguro, que se adapta com maior facilidade ao avião. Outro método para efetuar este procedimento, é através de escadas que se adaptam ao avião e à partida vêm acompanhados de autocarros para a largada e recolha dos passageiros.
Os autocarros partem do terminal em direção ao avião, quando não há presença destes meios, como no caso dos terminais low cost, os passageiros fazem o trajeto a pé desde o terminal até ao avião. Um exemplo desta ocorrência é no terminal 2 do Aeroporto de Lisboa.
As designadas de mangas, são túneis telescópios com um sistema de ar condicionado de elevada eficiência, painéis laterais metálicos e térmicos com vidro duplo, passadiço anti deslizante, de modo a que tenha uma fácil manutenção e que seja de longa duração. São também compostas por uma cabine, que é a parte que faz a ligação direta com o avião, com um sistema de rotação sincronizado e com um amortizador flexível para prevenção de danos quando vai ao encontro do avião.
Em especial, temos de ter em conta às pessoas com mobilidade reduzida, que têm de ter as mesmas vantagens que as restantes pessoas. Na maioria dos aeroportos, há meios que se destinam a ajudar estas pessoas. São fornecidas cadeiras de rodas normalmente desde que o indivíduo entra no check-in até que desembarca do avião. Onde geralmente há mais problemas é quando não há mangas disponíveis e por isso, têm uma plataforma elevatória onde a cadeira é incorporada e faz chegar o passageiro à porta do avião.
Na imagem que se segue, mostra a plataforma que é usada pelas pessoas de mobilidade reduzida:
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