sexta-feira, 19 de abril de 2019

Boeing 737-Max 8



Boeing is a huge imperium on the aviation world with more than one hundred years, it is one of only two big suppliers known for producing safe dependable aircraft and right now is in the midst of an intense crisis. The new brand 737-Max 8 remains the best-selling aircraft ever made, with ten hundred produced.

This crisis started when one of the Boeing 737-Max 9 from Lion Air Flight crashed after a new modified system was implemented and that apparently had a defect. In the initial investigations a disaster was confirmed.

Five months later, another plane of the same model from Ethiopia Airlines suffered from a collision which made the situation worse. While the research is not complete, the problems are still rising, more than three hundred of aircrafts have been grounded and stock losses have wiped around twenty-eight billion dollars from its market value.

An automated security system was awakened, which caused the nose of both aircraft to go down. According to authorities, the pilots followed the security measures they were subjected to and tried to handle the plane so that it stabilized. The system has been launched to prevent the airplane from stopping when making sharp turns when being handled manually.

Boeing says it will install a supplementary warning system on this model and will oversee the training plans of the company's pilots. It will have to regain the confidence of the passengers traveling on the airlines that have collided, as well as the target public.

In this link you can see a video that explains the anti-stall system:

domingo, 14 de abril de 2019

O Catering para os Aviões


O Catering é o serviço que se destina a entregar a alimentação necessária aos aviões que irão efetuar um trajeto, é realizado por empresas exclusivas à indústria alimentar e preparam diariamente as refeições solicitadas pelas diferentes companhias aéreas.

A solicitação dos pedidos, tem de ser feita ao fornecedor com quarenta e oito horas de antecedência, é necessário saber o número de passageiros que irão embarcar no voo, hora de partida e se é necessária alguma refeição em especial, acontece em casos de passageiros com intolerâncias ou alérgicos ou mesmo situações religiosas.

As escolhas dos fornecedores de catering são feitas maioritariamente pelo aeroporto em causa, tem de haver um grande controlo antes que o produto chegue ao seu consumidor final, para verificar se o produto respeita todos as normas instituídas.

É muito importante ter em conta que, a segurança alimentar é um fator de risco, a empresa deve proporcionar alimentos que sejam profundamente frescos, para que não haja nenhum problema de intoxicação alimentar com nenhum passageiro a bordo.

Os alimentos são colocados no avião através de veículos com ajustes especiais, ou seja, requer uma plataforma de ascensão, uma passerelle incorporada para fazer a ligação da cabine com o contentor, sistema refrigeratório e isotérmico.

Normalmente, as refeições dadas aos passageiros variam consoante a duração do voo e consoante a classe em que viaja, num voo de longa duração, geralmente são entregues duas refeições principais, ou uma principal e um aperitivo e têm direito a bebida. Numa viagem de curta duração, pode ser fornecido apenas um aperitivo e uma bebida, relativamente às classes, um passageiro em executiva tem direito a refeições mais privilegiadas, do que um passageiro que viaje em económica. No que diz respeito às companhias low cost, seja qual for a distância do seu voo, só tem direito a uma refeição, bebida, ou aperitivo caso efetue o pagamento dos mesmos.


Exemplo de uma companhia aérea cujo catering da classe executiva é feito abordo: 

Os terminais aeroportuários