quinta-feira, 4 de abril de 2019

Groundforce Portugal


É uma empresa independente cujos principais acionistas são, Portugália Airlines que detém 6%, o Grupo TAP com 43,9% e por fim, a PASOGAL com maior percentagem (50,1%). Tem como princípios, a satisfação de todos os passageiros através da maximização da eficiência do processo, funcionar em equipa, alcançar o sucesso através da sustentabilidade e estar em constante aperfeiçoamento.

A Groundforce deu início à aviação civil em Portugal e é líder no mercado de assistência aeroportuária de grande parte dos Aeroportos de Portugal Continental, tais como, o de Lisboa, do Porto, de Faro, do Funchal e de Porto Santo. Planeja ficar cada vez mais moderna e em progressiva inovação, de modo a dominar continuamente o desenvolvimento sustentável.

Fornece ao passageiro, todo o serviço necessário desde o início até ao término do seu voo, na hora e no local certo, como também o serviço relativo às companhias aéreas, operações que são feitas nas pistas, encarregue de toda a carga e serviços VIP, mantendo sempre a sua alta qualidade e uma segurança altamente sofisticada.

Relativamente ao serviço de passageiros, começa no check-in até à recolha das respetivas bagagens, a Groundforce garante uma agradável passagem pelo aeroporto em que faz a respetiva viagem. Exemplo de alguns serviços, a venda de bilhetes, balcão de serviço ao cliente, o check-in de passageiros e entre outros.

No que respeita aos serviços das companhias aéreas, estão encarregues de prestar a assistência necessária à aeronave para que esta possa efetuar outro voo em segurança, com determinado tempo que é contado pois, é necessário cumprir com os horários que as companhias aéreas se comprometeram a ter com os seus passageiros. Exemplo de alguns serviços, carregamento e descarregamento de bagagens, limpeza das aeronaves, transporte da tripulação e entre outros.

No que tange aos serviços VIP, são áreas proporcionadas pela Groundforce dentro do aeroporto para clientes premium, com uma zona de maior conforto e uma zona de catering. Exemplo de uns serviços, bagageiros, balcões dedicados, Lounge VIP e entre outros.


quarta-feira, 3 de abril de 2019

Manutenção das Pistas


Um Aeroporto precisa de manutenção constante, tal como as pistas. É necessário garantir a sua utilidade e segurança, de modo a que todos os serviços aeroportuários possam prosseguir com o seu exercício. As pistas de aterragem e descolagem são, o elemento mais importante para o procedimento do aeroporto, tendo em conta os serviços oferecidos aos seus usuários e por isso, requerem uma manutenção contínua e em ótimas condições. As pistas devem ser compridas de tal modo que, quando uma aeronave passe, possa ter espaço suficiente para efetuar as manobras necessárias, sem colidir com nenhum obstáculo, de maneira a não prejudicar a aeronave.

A manutenção das pistas deve ser comandada por um engenheiro civil, um expert em pavimentos, ou por um engenheiro de aeródromos, desde que detenha conhecimento e experiência referente a técnicas e procedimentos para consertar e preservar o pavimento. Esta manutenção requer uma boa gestão de tempo, organização, execução, custos e conhecimento técnico, de modo a ser possível a sua planificação, programação e prevenção.

A drenagem da superfície das pistas, é bastante relevante para a otimização da resistência entre os pneus das aeronaves e para quando o pavimento estiver molhado, por isso, deve sempre haver melhorias nesses processos, principalmente devido às aterragens quando a aeronave tem de travar e estas têm de ter pneus adequados para qualquer tipo de metrologia.

Alguns critérios que devem ter conta na manutenção das pistas:
  •          Cores claras ou visíveis;
  •       Para a má visibilidade durante a noite é necessário haver retro refletividade;
  •       Podem formar-se algas e faz com que o pavimento se possa degradar;
  •       Danificações devido aos raios ultravioletas;
  •         Quando as condições meteorológicas não estão adequadas para efetuar uma descolagem ou aterragem.

Para aqueles países onde as pistas têm uma maior facilidade a ficarem deterioradas devido às temperaturas baixas, como no Alasca, deixo o link do vídeo que nos explica como procedem para evitar que as pistas congelem .https://www.youtube.com/watch?v=vq7MvnWD5YA

domingo, 31 de março de 2019

A importância da Gestão de Recursos Humanos


As empresas não funcionam sem pessoas, a gestão de recursos humanos é aspeto muito importante, faz uma ligação entre as necessidades individuais e organizacionais, está direta e indiretamente ligada ao funcionamento de todas as áreas da organização. Esta temática requer um planeamento eficaz e cuidado, não se foca apenas na gestão de pessoas, mas também nas experiências, valor e formação para que este trabalho seja executado da melhor maneira.

Uma boa gestão de pessoas começa na seleção dos melhores aspirantes para o cargo pretendido, de modo a conduzi-las, coordená-las e acima de tudo, conservá-las para que tenham uma boa gestão do seu trabalho e estejam bem integradas no ambiente. Outro aspeto importante, são as remunerações e incentivos para que os indivíduos se sintam mais motivados a executar o seu trabalho, apostando na sua formação e desenvolvimento.

Proporciona um canal de comunicação entre os funcionários e a companhia, está sempre aberto a ouvir o funcionário para melhorar o seu desenvolvimento profissional, a fim de serem reconhecidos e mantê-los motivados e satisfeitos. As empresas estão constantemente em mudanças e é preciso que os empregadores estejam adaptados a estas mudanças.

No setor da aviação, a gestão de recursos humanos tem um papel fundamental, são necessárias as pessoas certas para o lugar certo, com um perfil que seja adequado ao objetivo estratégico de longo prazo da organização, para que haja uma redução ou eliminação de falhas e otimização de processos.

Junto segue uma pequena amostra de como a Gestão de Recursos Humanos funciona:


Os terminais aeroportuários