O combustível foi inventado no século XXI,
principalmente para a Segunda Guerra Mundial. A grande maioria aeronaves
utilizam JetFuel, um tipo de combustível que está entre o gasóleo e a gasolina,
para conseguirem sobrevoar e é feito todo um processo para que a este chegue ao
avião. É importante conhecer todo este processo, pois exige muito trabalho,
dedicação e tempo, é um aspeto que muitos passageiros não têm em conta, nem de tudo
o que está por detrás da nossa viagem.
Este processo começa na extração, consiste na
obtenção de combustível no seu estado natural que neste caso é, petróleo bruto.
Os recursos do petróleo estão dentro da terra sendo que para o obter, tem de
fazer uma perfuração do solo e é processado e reformulado para que se torne
combustível de aviação.
O transporte é o segundo passo do processo, já
depois de feita a extração, os meios de transporte utilizados são os oleodutos
ou petrolíferos e vão para os locais onde é feita a refinação ou diretamente
para os portos de embarque com destino à exportação. São necessárias medidas de
segurança e de controle extremamente restritas até à entrega do produto.
A refinação é feita através do aquecimento do
petróleo bruto, para separa as componentes mais densas das menos densas, para
afastar o querosene do petróleo e da gasolina. O querosene obtido deve
purificar-se para eliminar as impurezas, tal como as componentes que causam
problemas quando o combustível é queimado pois, terá de conter mais aditivos
para reduzir o risco de congelamento ou explosão quando as temperaturas são
extremas.
O transporte e a distribuição são feitos para
os tanques de armazenamento de combustível, que são utilizados para fazer o
transporte do mesmo para os aeroportos, de modo a proporcionar o funcionamento dos
aviões. A importância da limpeza, manutenção e segurança de todo o processo é a
única maneira de garantir a constante qualidade do produto final, mesmo antes
da sua utilização.
O abastecimento do combustível na aeronave é feito pela
asa, tanto por debaixo como sobre a mesma. Relativamente ao primeiro, é o mais
comum no abastecimento de aeronaves grandes ou de jatos é feito através de um bocal,
enquanto o segundo, é para as aeronaves mais pequenas ou, para os helicópteros
e é semelhante ao dos veículos, é realizado através de uma ou mais mangueiras
que são colocadas no avião.