sexta-feira, 26 de abril de 2019

Os veículos mais importantes e necessários num Aeroporto


Os Aeroportos precisam de ter um fácil acesso no que diz respeito às estradas, para conseguir fazer o transporte para o interior e exterior, como por exemplo a entrada e saída de viaturas de assistência, autocarros, bombeiros e de outros primeiros socorros, na eventualidade de ocorrer qualquer acidente. Todas as estradas devem estar respetivamente assinaladas e visíveis.

Através disto conseguimos perceber que os aviões não são o único transporte que um aeroporto necessita. Cada transporte tem a uma função característica associada para manter o bom funcionamento de um aeroporto no que resultará num bom tráfego aéreo.

Em relação às viaturas de assistência podemos dar o exemplo de um” push-back”. A sua função é dirigir o avião dentro de um aeroporto para as suas posições de limpeza, verificação de combustível, etc. Este meio de transporte encontra-se geralmente localizado na pista de aterragem e faz parte de um ciclo de qualquer avião. Estes são levados para a área onde se encontram as mangas, que se designa de “finger”, onde é lhes fornecido toda a eletricidade de que necessitam para a iluminação ou mesmo até a refrigeração da cabine.

Caso não haja mangas disponíveis, o avião ficará localizado numa zona em que terão de utilizar meios de transporte que lhes forneçam a mesma electricidade e todas as outras regalias.

Exemplo de alguns dos meios de transporte, que são utilizados com maior frequência:
⁃ Carros destinados à carga e descarga, com um suporte adicional que contém uma passarela;
⁃ Autocarros para embarcar ou desembarcar os passageiros;
⁃ “Pick-up” é o veículo que é seguido pelo avião, para o seu destino final que geralmente é a pista da descolagem, e está em constante contato com a torre de controlo;

Para um melhor entendimento, o link abaixo é extremamente interessante e mostra muitos dos veículos anteriormente referidos:

domingo, 21 de abril de 2019

O lazer no Aeroporto


Num aeroporto existem várias formas de lazer, tais como, zonas de restauração, lojas de retalho, as áreas comuns de espera pelo avião, bares, zonas de fumadores, quiosques de informação, hotéis, espaços religiosos segundo a cultura e salas de conferência.

Estas zonas são conhecidas como concessões, não são apenas benéficas para os passageiros, mas também, geram diferentes níveis de lucros para conseguir suportar a gestão do aeroporto, o que os leva a estarem em constante evolução.

É de somar que muitos aeroportos têm incluídos concessões, que por sua vez promovem e apoiam a economia do distrito onde este está inserido. Podem por sua vez, incluir a comparência de lojas que ofereçam produtos dessa região ou arredores. Além disso, muitos aeroportos têm DBE (Disadvantages Business Enterprise), ou seja, são programas de certas empresas que oferecem negócios minoritários, para que possam ser instalados no aeroporto a taxas reduzidas de aluguer e no fundo, fazerem parte da concessão.

Os melhores aeroportos estão sempre em constante crescimento, no que diz respeito à oferta de entretenimento e lazer para quando os passageiros têm viagens de longa duração, por exemplo, quando têm escalas duradouras num determinado aeroporto. É importante que um passageiro quando viaja, tenha uma boa experiência no aeroporto em causa, para que se sinta confortável e queira repetir esta experiência mais do que uma vez.

Um dos aeroportos mais deslocados do mundo e o melhor do mundo, é o de Changai, que por sua vez, proporciona aos seus passageiros uma grande diversidade de lazer, podem ter acesso a salas de vídeo jogos, música ao vivo, cinema com um período de 24 horas, cabeleireiros, spas, jardins, piscinas e ainda, proporcionam aos passageiros com mais de cinco horas de escalas, uma visita guiada de duas horas em Singapura.


O exemplo do Aeroporto de Changai:
https://www.youtube.com/watch?v=LLWSNEy9nOg

Os terminais aeroportuários