sexta-feira, 17 de maio de 2019

Os terminais aeroportuários



Os terminais aeroportuários de passageiros servem para ser feita a deslocação intermodal dos mesmos, têm oportunidade de adquirir bilhetes, despachar as bagagens e passar por todo um controlo de segurança. 

Geralmente, um aeroporto grande pode ser composto por uma grande variedade de terminais e salas de embarque, ou seja, cada terminal pode constituir várias salas de embarque. Ao contrário dos aeroportos mais pequenos, estes têm apenas um terminal com uma sala de embarque. A imagem que se segue, é um modelo típico de alguns aeroportos que foram construídos nos anos 30 e 40 e que ainda hoje mantém a estrutura.

 


Os aeroportos consideram normalmente os terminais consoante as companhias aéreas, a duração do voo, a parte de lazer e restauração que deve estar presente, os embarques e desembarques, se o voo vai para dentro ou fora da comunidade em questão e muitas outras caraterísticas a ter em conta. Cada aeroporto, tem a sua maneira de escolher como quer fazer a organização relativa aos seus terminais, tendo sempre em conta as vantagens para o mesmo.

Focando o caso do Aeroporto de Lisboa, é formado por dois terminais. O terminal 1 é onde são feitas maioritariamente as entradas e saídas internacionais dos voos, enquanto que no terminal 2 são feitas apenas as saídas dos voos das companhias aéreas “low-cost”, através de um método simplificado e rápido com o objetivo de tirar o melhor proveito da estância, é reduzido em lazer e restauração, nos balcões de informação, de check-in e de embarque, o controlo de segurança é mais reduzido e não é necessário o transporte do passageiro até ao avião, visto que pode ser feito a pé. O desembarque dos passageiros das companhias “low-cost” são sempre efetuados no terminal 1.

domingo, 12 de maio de 2019

Gestão do tráfego aéreo



A Gestão do tráfego aéreo nos aeroportos é feito na torre de controlo, como referido no post anterior, são os controladores aéreos que executam esta função tão importante e de elevado risco.

Em relação ao número de pessoas que são necessárias para fazer esta gestão, pode existir apenas um controlador ou vários numa torre, mas o mais comum nos aeroportos é haver duas pessoas, uma para controlar os movimentos dos aviões e veículos que se encontram na zona aeroportuária, de modo a efetuarem as suas deslocações num método seguro. O outro para controlar as movimentações dos aviões no ar, está encarregue de dirigir via rádio aos que passem pelo espaço aéreo, aos que irão efetuar conexão com o aeroporto, tendo sempre o visor de radar por perto, para que os processos de aterragem e descolagem sejam feitos com segurança, evitando os acidentes.

Os controladores aéreos devem manter contato com os pilotos dos aviões que vão efetuar a aterragem no aeroporto ou descolagem desde o mesmo, para que este processo seja feito de forma eficaz, os pilotos devem obedecer a todas as ordens dadas pelos controladores. Quando é necessário aterrar os aviões, os controladores mandam-nos fazer trajetos para que cada um tenha tempo de fazer a sua manobra em segurança e no seu devido tempo.

Os objetivos desta gestão do tráfego aéreo é essencialmente prevenir os acidentes entre os aviões, entre os aviões e estruturas, como edifícios, antenas, pontes, entre outras, manter uma corrente organizada de tráfego aéreo, no caso de ocorrer um acidente, devem informar as unidades de resgate para se dirigirem ao local.

As previsões para os próximos anos, indicam que o tráfego aéreo irá aumentar entre 3 e 4% por ano, e acredita-se que será ainda maior em países como a Ásia e os Estados Unidos, o que apresenta grandes desafios para os controladores aéreos.

Neste link abaixo, mostra-nos como funciona o trabalho dos controladores aéreos e como fazer co que um avião aterre:

Os terminais aeroportuários