sexta-feira, 10 de maio de 2019

A torre de controlo



A torre de controlo, é um edifício com a forma de uma torre e que na parte superior podemos encontra uma sala, desde a qual se efetua o controlo do tráfego aéreo de um aeroporto. É essencial ter em conta, a localização e a altura da torre, para conseguir efetuar o controlo de forma eficaz, por outras palavras, é um observatório devido à sua altura e uma direção pela equipa que constituí. A torre é revestida de vidro, para que o sol não ofusque os trabalhadores, e para que estes consigam ter uma visão 360 graus. No topo encontram-se umas luzes, geralmente são de cor verde e branca, para que os pilotos reconheçam a torre de controlo e a zona aeroportuária.

Esta pode ou não possuir um radar, mas caso o possua, aumenta a segurança e confiabilidade para efetuar as intervenções necessárias e de certa forma, facilita o trabalho ao controlador aéreo.

É nesta torre, que se tem o poder de determinar os caminhos que os aviões vão traçar dentro e fora de um aeroporto, tal como decidem quando é que um avião deve efetuar a sua descolagem e a sua aterragem na zona aeroportuária. Também, se deve salientar o caso de terem acesso a todo um espaço aéreo designado ao aeroporto em questão. Estão dentro desta torre de controlo, os controladores aéreos, que são aqueles que fazem todo o controlo do tráfego aéreo dentro da zona aeroportuária e dos limites estabelecidos, têm um papel bastante importante e o seu trabalho tem um risco profundamente elevado.

As funções fundamentais da torre são, as de organizar como o tráfego aéreo é executado de uma maneira mais acelerada e segura, o controlo pode ser realizado a qualquer hora do dia, com qualquer que seja o estado meteorológico a que estão sujeitos. Geralmente têm um trabalho contínuo, dependendo do aeroporto, ou são definidos horários específicos.


domingo, 5 de maio de 2019

A manutenção dos aviões


Por detrás de todo um sistema de segurança e conforto que os aviões proporcionam aos seus passageiros, estão milhares de horas de trabalho efetuadas pelos engenheiros, técnicos e mecânicos que trabalham geralmente nos hangares situados nos terminais aeroportuários. Os hangares estão construídos de modo a melhorar cada vez mais os graus de segurança, de eficácia e da economia do país. Apesar de haver um elevado custo económico para ser efetuada a manutenção dos aviões, é desta maneira que é garantida um excelente e constante progresso na aviação.

A manutenção dos aviões por vezes, pode ser feita de uma forma tão profunda que pode ser necessário desmontar o avião na sua integral, com o objetivo de verificar as ligações existentes e as asas. Por outro lado, deve se averiguar em função da utilidade do avião em causa e também, do número de horas de voo efetuadas.

Há dois tipos de manutenções em linha, a não programada que é quando se constata uma avaria, e a programada que é feito um plano de inspeção e permuta de partes necessárias num avião. No que diz respeito às programadas, podem ser:

- Trânsito, que são rápidas e aquelas a realizar antes de cada voo, para ter uma visão geral do estado do avião.

- Diária, aquela que deve ser feita antes do primeiro voo de cada dia, de modo a que não excedam 48 horas e que seja verificado o estado geral do avião com mais tempo.

- Revisão S, é feita a cada 100 horas de voo por avião, são verificados todos os aspetos relacionados com a segurança do avião, e efetuam quaisquer alterações se necessário.

No que tange a uma manutenção menor, divide-se em três categorias:

- Revisão A, inspeção dos sistemas, componentes e da estrutura em si, tanto no interior como no exterior do avião.

- Revisão B, testa a segurança dos sistemas, componentes e estrutura e altera o que apresentar anomalia.

- Revisão C, é a mais completa e ampla das três, engloba a zona interior como a exterior do avião, como também, os sistemas e as instalações.

Todas as empresas devem seguir e cumprir com estes planos de manutenção, para um melhor desenvolvimento da segurança nos voos. Assim que as companhias procederem a uma manutenção maior, o avião sairá do hangar com 0 horas de voo, como se tivesse saído da fábrica.

Para um melhor entendimento desta temática, sugiro que visualize o seguinte vídeo:
https://vimeo.com/22714641

Os terminais aeroportuários