domingo, 5 de maio de 2019
A manutenção dos aviões
Por detrás de todo um sistema de segurança e conforto que os aviões proporcionam aos seus passageiros, estão milhares de horas de trabalho efetuadas pelos engenheiros, técnicos e mecânicos que trabalham geralmente nos hangares situados nos terminais aeroportuários. Os hangares estão construídos de modo a melhorar cada vez mais os graus de segurança, de eficácia e da economia do país. Apesar de haver um elevado custo económico para ser efetuada a manutenção dos aviões, é desta maneira que é garantida um excelente e constante progresso na aviação.
A manutenção dos aviões por vezes, pode ser feita de uma forma tão profunda que pode ser necessário desmontar o avião na sua integral, com o objetivo de verificar as ligações existentes e as asas. Por outro lado, deve se averiguar em função da utilidade do avião em causa e também, do número de horas de voo efetuadas.
Há dois tipos de manutenções em linha, a não programada que é quando se constata uma avaria, e a programada que é feito um plano de inspeção e permuta de partes necessárias num avião. No que diz respeito às programadas, podem ser:
- Trânsito, que são rápidas e aquelas a realizar antes de cada voo, para ter uma visão geral do estado do avião.
- Diária, aquela que deve ser feita antes do primeiro voo de cada dia, de modo a que não excedam 48 horas e que seja verificado o estado geral do avião com mais tempo.
- Revisão S, é feita a cada 100 horas de voo por avião, são verificados todos os aspetos relacionados com a segurança do avião, e efetuam quaisquer alterações se necessário.
No que tange a uma manutenção menor, divide-se em três categorias:
- Revisão A, inspeção dos sistemas, componentes e da estrutura em si, tanto no interior como no exterior do avião.
- Revisão B, testa a segurança dos sistemas, componentes e estrutura e altera o que apresentar anomalia.
- Revisão C, é a mais completa e ampla das três, engloba a zona interior como a exterior do avião, como também, os sistemas e as instalações.
Todas as empresas devem seguir e cumprir com estes planos de manutenção, para um melhor desenvolvimento da segurança nos voos. Assim que as companhias procederem a uma manutenção maior, o avião sairá do hangar com 0 horas de voo, como se tivesse saído da fábrica.
Para um melhor entendimento desta temática, sugiro que visualize o seguinte vídeo:
https://vimeo.com/22714641
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